skip to main | skip to sidebar
"A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!" (Ernst Haas) - "Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente do fato" (Robert Cappa) - "Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coraçao." (Henri Cartier-Bresson, 1994) - Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção. (Martine Franck)

__________________________________________________________

________________NOTÍCIAS_______________

HISTÓRIA

-

HISTÓRIA DO SINDFOFS


No ano de 1976, precisamente nos dias 26 a 27 de agosto do corrente ano aconteceu em Recife-PE o segundo congresso brasileiro das empresas de artes fotográficas de São Paulo, congresso este que em um ano era realizado no estado de São Paulo e no ano seguinte era realizado em outro estado.
Ao tomar conhecimento desse importante evento, os fotógrafos  Antonio Ferreira de Magalhães e Daniel de Oliveira Franco, resolveram participar do evento com o objetivo de adquirir conhecimentos na área fotográfica. Entusiasmados com o importante papel desempenhado pela entidade em prol dos seus associados, sentiram a necessidade de  criar a nossa própria Entidade. Retornamos a Feira de Santana com o propósito de criarmos uma associação,na cidade de Feira de Santana, pois naquela época o regime governamental não permitia a criação de sindicatos . Ao retornarem à cidade de Feira de Santana tomaram conhecimento de que os colegas : Álvaro Ribeiro, Inácio Oliveira e outros já haviam realizado algumas reuniões com a mesma intenção . Uniram-se as idéias e fundou-se a Associação Profissional dos Fotógrafos de Feira de Santana em dezembro de 1976.
A  primeira diretoria da então Associação dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana foi assim composta : Presidente,Antonio Ferreira de Magalhães;Vice-Presidente Elidio Azevedo Lopes; 1° secretario, Daniel Oliveira Franco; tesoureiro, Álvaro Ribeiro dos Santos. Suplentes :  2º Secretário Edson Oliveira da Fialho, 2° tesoureiro Inácio Oliveira da Silva .
De mãos dadas trabalhou-se no sentido de trazer melhoramentos técnicos e sociais  aos nossos associados , na intenção preparar os profissionais para melhor desempenharem o seu trabalho, que não é unicamente manusear tecnicamente uma máquina fotográfica e sim por em cada fotografia feita o seu lado artístico. Vários grupos foram  a São Paulo a fim de participar dos congressos da empresas de Artes Fotográficas dos Estados de São Paulo, que também se realizava em outros estados como : Rio de Janeiro , Minas Gerais , Recife, Salvador, Santa Catarina .
Durante os períodos em que a primeira diretoria ficou a frente da Associação diversos cursos profissionalizantes ministrados por professores da KODAK , FUGI, FRATA, e outros enviados pelo SEAFESP, foram proferidos aos associados e sem custo algum.

DE ASSOCIAÇAO Á SINDICATO


No final de 2000 foi extinta a então Associação dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana e criado o SINDFOFS - Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana.
O Sindicato foi fundado em 15 de Janeiro de 2001 e participaram da primeira diretoria até 2004, como Presidente, Antônio Ferreira de Magalhães; Secretário, Edson Oliveira Fialho; Tesoureiro, Raimundo Moraes. No período de 2004 a 2007 foi composta a diretoria com os profissionais: Presidente, Antônio Ferreira de Magalhães; Secretário, Eduardo Antonio dos Santos Jr.; Tesoureiro, Edson Oliveira Fialho.
Nestes 6 primeiros anos as diretorias sempre trabalharam com o propósito de promover novos conhecimentos aos seus associados numa era  marcada pela  transformação do analógico para digital, oferecendo curso e professores especializados na área. Alguns benefícios  foram para os associados tais como: convênios na área de saúde e laboratório de revelações fotográficas - Águia Filmes, a qual vem patrocinando juntamente com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, todos  os anos (7anos) o Concurso Feirense de Fotografia, em comemoração ao dia Mundial da Fotografia-19 de agosto.
 Realizou também passeios a outras cidades, como Cachoeira, São Felix e Maragogipe,  a fim de oferecer, lazer e cultura à classe e seus familiares.
             O Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana, foi a única entidade representativa da classe na Bahia e talvez em todo o nordeste do Brasil que em 2004 cruzou os braços, em repudio pela não regulamentação da profissão, que completou agora em 2007,  167 anos de existência , deixando assim os fotógrafos,  um filho sem pai e um afilhado sem padrinho.
Em 2005 o SINDFOFS realizou o Primeiro Seminário Feirense de Fotografia Digital  evento  este voltado unicamente aos seus filiados, que teve como objetivo principal  propiciar a abertura  de novos caminhos  que este importante meio de comunicação exerce.
É preciso que  todos os  profissionais preparem-se para novos desafios e conquistas, que certamente são impostos pelo mundo moderno dia-a-dia.
Em 15 de Janeiro de 2007 a atual diretoria toma posse e dá prosseguimento aos importantes trabalhos desenvolvidos, pelas diretorias anteriores.

Arquivo de Notícias

_________________________________________________________

Sede Provisória: Rua Torres, 211, Centro - Feira de Santana/Ba, CEP: 44.052-160
email: sindfofs@sindfofs.com.br, Tel.: 3625.4948 / 8822.3659